domingo, 22 de janeiro de 2012

Maysa e Roberto Carlos - Série Outras Celebridades

Esta matéria contém:
  • Maysa e Roberto Carlos - Série Outras Celebridades.
  • Roberto Carlos notifica iTunes por vender disco renegado de 1961.
Foto: Maysa e Roberto Carlos, em 1973. Acervo Adriano Thales

Olá Súditos!


Estamos de volta, depois de uma análise do disco de 1968, O Inimitável, assinada por Pedro Mülbersted. E hoje, vamos dar continuidade ao Blog RCB, com uma matéria bem difícil. Confesso que trata-se de uma das matérias mais complicadas pra gente preparar pra cá. Principalmente pelo fato de poucos dados disponíveis...

Hoje é dia 22 de janeiro de 2012. E há 35 anos, morria a cantora Maysa. Vamos fazer aqui uma homenagem a ela, e falar sobre as ocasiões em que a carreira dela cruzou com a do maior ídolo do Brasil. Esperamos que você goste! Boa leitura!

Maysa Figueira Monjardim (mais conhecida como Maysa Matarazzo, nome de casada) nasceu dia 6 de junho de 1936. De família da classe alta paulistana, Maysa estudou nos melhores colégios de São Paulo, e sempre frequentava lugares "refinados". Aos 17 anos, casou-se com o empresário André Matarazzo.

Do casamento com André Matarazzo, nasceu o filho Jayme. Anos mais tarde, ele ficaria famoso como "Jayme Monjardim", o diretor de telenovelas da Rede Globo. Ele que, inclusive, já trabalhou com Roberto Carlos, em 2011, nas gravações do especial "Roberto Carlos Jerusalém". (Foto: Arquivo Blog RCB)

Em 1957, Maysa desquitou-se do marido, pelo motivo dele ter se oposto à sua carreira musical. E mesmo com a oposição do marido e da família, Maysa teve destaque como cantora e compositora. E dali em diante teve vários momentos amorosos, com vários homens influentes, e uma vida boêmia e desregrada.

Algumas vezes, a vida de Maysa encontrou com a de Roberto Carlos. Nos anos 50, quando Roberto era apenas um adolescente, tentando atingir o sucesso, Maysa já era uma cantora famosa. Roberto, como um bom adolescente, sonhava com aquela jovem de cabelos loiros e olhos verdes estonteantes.

Em 1966, Roberto já era famoso, e já podia ser considerado o maior ídolo de massa do Brasil. Contratado da TV Record, o "rei da juventude", sempre que podia, participava dos programas musicais da emissora. E um dos programas produzidos naquele 1966 foi Maysa Para Ver E Ouvir, uma homenagem à cantora dos olhos verdes. Roberto Carlos cantou "Ouça", uma composição da própria Maysa, com guitarra em punho.
Foto: Acervo James Lima / TV RAI UNO
Roberto Carlos (ponta direita) observa, atentamente, Maysa cantando (ponta esquerda)

Em 1967, Roberto lançou um disco na Itália. A música de trabalho era "La Donna Di Un Amico Mio", versão em italiano de "Namoradinha De Um Amigo Meu". E a música estava até tendo bons resultados no país. Naquele ano, coincidentemente, foi produzido na TV RAI UNO um programa chamado "Tempo Di Samba". Apresentado por Raffaela Carrá, uma conhecida apresentadora e cantora italiana, o programa falou do Brasil em todas as suas formas, e deu destaque à música brasileira.

Raffaela falou do Brasil, sambou, falou da bossa nova... E em dado instante, ela apresentou Maysa, uma das convidadas do programa. Maysa tinha certa fama na Itália, e cantou canções em italiano e em português. Em seguida, Raffaela chamou Roberto Carlos, que cantou "Namoradinha De Um Amigo Meu" e "Io Sono Un Artista", versão em italiano de "Só Vou Gostar De Quem Gosta De Mim". (Foto: Acervo James Lima / TV RAI UNO. Roberto Carlos - ponta direita - observa, atentamente, Maysa cantando - ponta esquerda)

Em seguida, os 3 ficaram sentados em banquinhos (juntamente com Astrud Gilberto), e conversando e cantando o Brasil. Mais um encontro de Roberto Carlos e Maysa, desta vez longe das terras tupiniquins.

Ainda falando da Itália, em 1968, Roberto Carlos viajou para o país, para participar do Festival de San Remo, um dos mais importantes festivais de música da Europa. Voltou campeão. O primeiro brasileiro a vencer o Festival de San Remo. O Brasil inteiro parou para receber Roberto Carlos, no aeroporto, e não se falava de outra coisa. Todos aclamando Roberto como Rei. Maysa, talvez preocupada com sua hegemonia na Itália, declarou, na época:
"Um cantor ganha um festival lá fora, com uma música de um estrangeiro, e é recebido aqui com festas. Ora, eu já divulguei lá fora a música brasileira mais do que qualquer outro por aqui, e isso também ninguém comenta"
Mas não foi só de farpas a relação dos dois. Em 1966, durante o II Festival da TV Record, Roberto convidou Maysa para uma conversa em seu apartamento, na Rua Albuquerque Lins, em São Paulo. Os dois cantores participariam do festival, mas Maysa cantaria a segunda canção, e Roberto, a última. Após a apresentação, Maysa foi para o apartamento de Roberto, onde ficou esperando o cantor, e onde tiveram uma animada conversa. A canção dela foi desclassificada. A de Roberto, classificada.

Uma outra ocasião em que as carreiras desses dois grandes artistas se encontraram aconteceu em 1969. Maysa estava retornando aos palcos brasileiros, fazendo uma apresentação no Canecão. Trazendo um show completamente diferente de suas apresentações anteriores: ao lado da grande orquestra, vinham bailarinos para fazer parte dos números que ela apresentava. Em determinado momento, Maysa ousava se apresentar de minissaia, a mesma que foi popularizada, no Brasil, por Wanderléa e sua Jovem Guarda. (Foto: Capa do LP ao vivo do show, lançado posteriormente)

Mas as novidades não paravam por aí... O roteiro também trazia músicas incomuns ao repertório de Maysa. E uma das músicas escolhidas foi um clássico da dupla Roberto e Erasmo Carlos, de 1968. A canção Se Você Pensa ganhou uma interpretação muito linda na voz da cantora. Felizmente, o show foi lançado em LP, sob o título "Canecão Apresenta Maysa". E a gravação da música está lá. Você pode curtir aqui, no Blog RCB, com exclusividade.
Se Você Pensa - Roberto Carlos e Erasmo Carlos - Maysa - EMI


(Lembrando que só postamos músicas aqui quando as temos originalmente. Esta, ainda não tínhamos, mas compramos especialmente para a matéria. Além disso, sempre damos os devidos destaques ao artista, ao compositor, à gravadora e a editora, pois julgamos ser altamente importante fazê-lo. Compre o disco "Canecão Apresenta Maysa" no iTunes clicando aqui. E em CD físico clicando aqui)

No dia 22 de janeiro de 1977, por volta das 5h da tarde, Maysa morreu, em um acidente de carro, enquanto dirigia, em alta velocidade, sua Brasília Azul, na ponte Rio-Niterói, a caminho da casa de praia, em Maricá. Apesar de quase sempre estar alcoolizada, a conclusão dos laudos periciais mostrou que no momento do acidente ela estava completamente sóbria. Não havia resquícios de álcool em seu organismo.

Maysa se foi, mas deixou uma obra maravilhosa, uma discografia com mais de 25 títulos, e composições e interpretações inesquecíveis. A ela, nossa homenagem.

Próxima Matéria
Próximo domingo, estaremos de volta, com uma matéria sobre a relação de Roberto Carlos com a literatura de cordel do Nordeste. Vamos trazer curiosidades inéditas que, com certeza, você vai adorar! Não perca!
Roberto Carlos notifica iTunes por vender disco renegado de 1961

Folha.com - 28/01/2012 às 08:19
Publicado no BlogRCB - 28/01/2012 às 15:00

Foto: Montagem BlogRCB

Roberto Carlos notificou a iTunes Store, loja virtual da Apple, por disponibilizar para venda as 12 faixas de "Louco por Você", álbum de estreia do cantor. Lançado em 1961, o disco foi renegado por Roberto, que, desde então, proíbe o relançamento.

Segundo sua assessoria, a notificação aconteceu porque "o disco não está liberado".

Procurada, a Sony Music, responsável pelas negociações de Roberto com o iTunes, não respondeu até o fechamento desta edição.

Cada faixa de "Louco por Você" custa U$ 0,99. O álbum inteiro sai por U$ 5,99. Um selo afirma que a versão de "Louco por Você" da loja virtual é remasterizada, ou seja, ganhou tratamento digital para melhorar o som.

Nota do BlogRCB: Cuidado! O álbum "Louco Por Você", disponibilizado no iTunes, não foi lançado por Roberto Carlos naquele espaço virtual, sendo, portanto, proveniente de pirataria. Os únicos álbuns lançados por Roberto Carlos no iTunes Brasil são os LPs dos anos 60 (de 1963 a 1969) e o single da canção "A Mulher Que Eu Amo". Não vá na onda da pirataria! Comprar o disco "Louco Por Você" no iTunes é um ato tão criminoso quanto o cometido por quem postou ali. Pirataria não!

Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

0 comentários. Clique aqui para comentar!: