segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Roberto Carlos e a Literatura De Cordel

Esta matéria contém:
  • Roberto Carlos e a Literatura De Cordel
  • Disco liberado.
Desenho: Edilson Raulino
Olá Súditos!

Hoje, cá estamos de volta, depois de uma homenagem à cantora Maysa, pelos seus 35 anos de falecimento. E na matéria deste domingo, dia 29 de janeiro, vamos dar uma pitada nordestina em nosso blog. Você já ouviu falar sobre a literatura de cordel?

O cordel é um gênero literário típico da região Nordeste do Brasil. Escrito, geralmente, na forma rimada, tem esse nome pela forma como era exposto para venda: os livretos eram pendurados em cordas (barbantes). Daí o nome "cordel".

Os poemas são compostos de, geralmente, 6 ou 7 versos, rimados, com rimas opostas (interpoladas). E, às vezes, são ilustrados. As ilustrações são feitas pelo método da xilogravura, também usadas nas capas. A xilogravura é um método de arte bem rústico, mas que deixa marcas bem evidentes e características do seu estilo. (Imagem: SempreTops)

Como não poderia deixar de ser, Roberto Carlos também tem uma relação com a literatura de cordel. O rei já foi citado em várias publicações, e foi o tema principal de várias outras. São histórias quase sempre engraçadas que, por mais que envolvam figuras como Satanás, mostram, sempre o quanto Roberto Carlos é bom, e o quanto ele tem trazido boas mensagens para o povo do Nordeste.

Aqui nesta matéria, não iremos elencar todas essas publicações. Seria um trabalho impossível. Iremos, isso sim, tentar mostrar, partindo de uma visão ampla e geral, o quanto Roberto está presente na literatura de cordel, e o quanto ele é importante para o povo nordestino. Boa leitura!

Roberto Carlos e a Literatura de Cordel
Na literatura de cordel, é muito comum a presença de reis e rainhas, em histórias engraçadas e fascinantes. E um rei que, vez ou outra, está presente nessas histórias, é o Rei Roberto Carlos. Roberto foi tema principal de alguns livros de cordel, como, por exemplo, A Carta do Satanás A Roberto Carlos, uma publicação humorística, lançada em 1966. (Imagem: Acervo James Lima)

O cordelista Enéias Tavares estava viajando de Maceió a Aracaju, quando ouviu, na rádio, a canção que, naquele 1966, foi a mais tocada em todas as rádios do país. Um jovem cantor soltava a voz: "Quero que você me aqueça nesse inverno, e que tudo mais vá pro inferno."

Aquele refrão chamou atenção do cordelista, que imaginou o quanto o coisa-ruim ficaria zangado com tanta gente sendo mandada para o inferno. E, assim que chegou a seu destino, começou a escrever uma suposta carta, em que Satanás reclamava a Roberto Carlos que o inferno já está muito cheio. E vai enumerando quanta coisa ruim já está ali. Ele ainda aproveita para pedir que Roberto pare de cantar "Quero Que Vá Tudo Pro Inferno".

Enéias Tavares sempre diz que aquele cordel foi o responsável por ele "pôr em dia os atrasados".

Acompanhe um trecho:
Inferno, corte das trevas,
Meu grande amigo Roberto,
Eu vi o seu novo disco
É muito bonito, é certo,
Mas cumprindo a sua ordem,
O mundo fica deserto.

(...)

Tem feito muito sucesso
Essa sua gravação
Mas eu já sofri até
Ataque do coração
Porque aqui no inferno
É de fazer compaixão.

Se para aqui vier tudo
Eu fico muito apertado
Pois o inferno já está
Por demais superlotado,
Você ganhando dinheiro
E eu ficando aqui lascado.
Publicamos, na íntegra, a carta, em uma matéria de 2008. Você pode reler, clicando aqui.

A Carta Do Satanás a Roberto Carlos serviu de inspiração para outros folhetos. Um deles foi A Resposta De Roberto Carlos a Satanás. Curioso é que, na matéria que fizemos, em 2008, citamos a existência desse folheto, mas havíamos dito que não sabíamos nada sobre ele. Apenas que existia. Pois bem, fizemos pesquisas mais aprofundadas, e encontramos alguns dados. "A resposta de Roberto Carlos a Satanás" foi escrita pelo cordelista Manoel D'Almeida Filho.

Na carta, Roberto assume que até ficou feliz pelo fato de que Satanás reclama que muita coisa está sendo mandada para o inferno, pois, assim, no mundo existirá a paz. Mas ainda há muita coisa pra ir pra lá, então, é preciso que seja feito um inferno maior, já que "gente ruim na Terra aumenta de hora em hora". Roberto diz ainda que não iria deixar de cantar a música, como o diabo havia lhe pedido. E começa a fazer uma engraçada lista com pessoas que ele vai mandar pro inferno... Preconceituosos, falsos, fofoqueiros, entre outros...

O autor finaliza com um acróstico
Respondi a sua carta
Ontem mandei publicar
Bem sei que lá no inferno
Ela em breve vai chegar
Receba tudo que é ruim
Tenho certeza que assim
O mundo vai melhorar
O autor Manoel D'Almeida Filho faz referência a Roberto Carlos em outras publicações. Uma delas é a cômica Chegada De Roberto Carlos Ao Céu. O poeta começa falando de como Roberto "criou" um ritmo chamado iê-iê-iê. Acompanhe:
É simples, inteligente
E dedicado aos estudos
Como um líder, vai à frente
Dos cantores mais peitudos
No iê-iê-iê é um rei
Cacique dos cabeludos
O cordelista cita a carta que Satanás escreveu a Roberto, e fala, também, da resposta de Roberto ao tinhoso. E, sem saber como, ou porque, o Rei se vê diante das portas do céu. Ali, discute com São Pedro, tentando convencê-lo de que está vivo, e não devia estar lá, além de destacar as coisas boas que fez. Acompanhe:
Eu cantando aquela música
Que há pouco instante cantava
Onde mandei pro inferno
Tudo quanto não prestava
O Satanás apertou-se
Que quase que se enforcava

Mandei a hiprocrisia,
A mentira, a falsidade
Fome, doença, pecado
Maldição, perversidade
Engano, traição, vingança
Malvadeza e crueldade
E nem no céu Roberto escapa de fãs! Quando ele pedia licença para voltar ao teatro Record, para apresentar o "Jovem Guarda" (que inclusive foi citado no folheto), vários anjos chegaram pedindo autógrafos. O Rei começou autografando "belos pedaços de nuvens, a cada anjo entregando. Porém São Pedro ficou de cabelo fumaçando" São Pedro se irritou com Roberto, e o ameaçou. (Imagem: ilustração presente na publicação)
Porém nesse instante, um anjo
Correu em defesa dele
Dizendo: - São Pedro, espere
O moço, eu conheço ele
Sou testemunha ocular
Da bondade que tem nele
E o anjo lembrou a campanha "Quero que você me aqueça nesse inverno", que Roberto e o pessoal da Jovem Guarda fizeram, no natal de 1966, para arrecadar agasalhos para crianças carentes (relembre). Outro anjo falou de shows beneficentes. E citou vááárias ações feitas por Roberto, que contribuíram para a melhoria da vida dos mais necessitados.
Em vista disso, São Pedro
Deu o seu consentimento
De Roberto visitar
Aquele santo aposento.
Acompanhado de anjos
Porém com outro instrumento.

Deixou a guitarra fora
Entrou de harpa na mão
Dedilhando as finas cordas
Cantando Nossa Canção
A música mais suave
Que tem sua coleção
Roberto saiu então passeando pelo céu. Passou pela fonte da inspiração, onde bebeu umas gotas de água... Viu flores de todos os tipos e todas as cores, e saiu perfumado dali. Visitou santas e santos, tocou o órgão divino na sala de Santa Cecília, padroeira dos músicos, que lhe deu uma harpa de lembrança. A Santa ainda agradeu Roberto, por tantas coisas lindas que ele vinha fazendo, tanta caridade e bondade, e o aconselhou a seguir sempre assim. Na saída, São Pedro também pediu autógrafo a Roberto Carlos. (Imagem: ilustração presente na publicação)

Outro cordel escrito por Manoel D'Almeida Filho, também com a mesma temática, é Roberto Carlos no Inferno, uma bem humorada publicação que mostra um bom cristão, como é Roberto, levando coisas boas e mensagens bonitas para as pessoas do inferno. Curioso notar que as "diabas-moças" ficaram, por cima do muro, acenando para o Rei da juventude.
As diabas moças gritavam
Como que ficaram loucas
Todas pediam autógrafos
De gritar, ficavam roucas
Porque não havia força
Que calasse aquelas bocas
É ou não é criatividade demais? Rs

Roberto fez um passeio pelo inferno, sempre cantando coisas bonitas, e tentando levar a paz para aquele lugar, como um bom cristão.
Vou cantar para o Demo
E todos aqui presentes
Na guitarra, nada temo
Uma canção premiada
No Festival de San Remo
Há ainda outros títulos relacionados a Roberto Carlos. Alguns menos conhecidos são "A vida e os sucessos do cantor Roberto Carlos" (Rodolfo Coelho Cavalcanti), "Carta de Jesus Cristo a Roberto Carlos"(1971), e "Moça que mordeu o travesseiro sonhando com Roberto Carlos", do mesmo autor. Há ainda "Moça que namorou com o diabo nos três dias de carnaval, pensando ser Roberto Carlos (1976)" (Silva, Minelvino Francisco).

Outro cordel cômico que faz referência à sua majestade é A Discussão de Pelé com Roberto Carlos. Lançado em 1973, este folheto, escrito por José Soares, traz uma hilária discussão perto da Estação da Sé, em São Paulo. Uma discussão cheia de humor e troca de farpas. Mas no final, os dois se cumprimentam, e assumem ter um carinho enorme um pelo outro.

Mas não foi só com Pelé que Roberto debateu. Em História do debate do papa de Roma com Roberto Carlos, o cordelista Joaquim Batista de Sena demonstra ter uma opinião contrária à da maioria, e mostra o Santo Padre contra Roberto Carlos, já que ele "mudou os valores do cristianismo". Os dois ficam debatendo, mas, ao final, o papa se rende a Roberto.
O Santo Papa vencido
Veio, ali, pedir clemência
Porque "seu" Roberto Carlos
Tomou-lhe todo assistência
E o papa humildemente
Rendendo-lhe obediência.
Outra discussão que Roberto teve foi com o rei do cangaço, Lampião, figura constante em vários folhetos. Em A Discussão de Roberto Carlos e Lampião, de José Evangelista, vemos uma engraçada conversa entre eles. Lampião estava em uma cidade na qual o prefeito convidou Roberto Carlos pra um show. O rei do cangaço disse: "Quero falar com Roberto para uma discussão". Acompanhe trechos:
Roberto um pouco medroso
Olhou calmo e sorriu
Viu toda cabroeira
Armados de fuzil
Pois baixou a cabeça
E fingiu que nada viu

Estava Lampião bem vestido
A sanfona de lado
E toda cabroeira
Todos tocando xaxado
Roberto disse é hoje
Entrei numa errada

Lampião disse você
Não é bom compositor
Está fazendo música
Que não tem nenhum valor
Pense na juventude
Que só fala de amor

Roberto disse você
É o terror do sertão
O povo do mundo bôbo
Lhe chama de Lampião
Eu sou o negro gato
Não gosto de claridão

(...)

Erasmo Carlos chegou
E perguntou o que há?
Lampião disse cachorro
Reconheça seu lugar
Desapareça imediatamente
Se não vai me apanhar

Até que Roberto decidiu cantar

Lampião então falou
Vamos ouvir sua canção
Se você cantar bonito
Vai ganhar muito milhão
Se não cantar direito
Vai entrar no cinturão

Roberto Carlos cantou
"Ana" e "Pega Ladrão"
Virgulino disse "estas músicas
Abalou meu coração
Eu estou já chorando
No meio da multidão"

Roberto Carlos continuou
Cantando seus sucessos
Lampião disse isso aí
Conheço os de perto
Reconheço seu valor
Camarada Roberto

Pra você eu digo o mesmo
Meu amigo Lampião
Reconheço seu valor
Do Nordeste ao sertão
Agora posso tranquilizar
O meu pobre coração
E em 2010, foi lançado mais um cordel relacionado a Roberto Carlos. O folheto Roberto Carlos 50 Anos - Emoções Em Rimas, do cordelista Luiz Wilson, celebra os 50 anos de carreira do maior ídolo do Brasil, citando sucessos, ano a ano, de sua trajetória. Acompanhe um trecho:
Do saudoso Antônio Marcos
Como Vai Você gravou
Agora Eu Sei, outra grande
Que também se consagrou
E Você Já Me Esqueceu
Quem muito ouviu, como eu
Seu ouvido não cansou.

Mais surpresas chegariam
No ano setenta e três
Como: Palavras, Rotina
E a canção bola da vez
Foi o sucesso Proposta
E com fé de quem aposta
O Homem, lembram vocês?
E termina com classe:
É com orgulho profundo
De fã e admirador
De sertanejo-poeta
E humilde cantador
Divulgador dos sertões
Que também vive emoções
Ao resgatar o amor.

Que, como tantos, curtiu
Nos parques de diversões
"Como Vai Você", "Detalhes",
"Proposta", além de "Emoções".
Nas rádios, com som possante
Escutou "Amada Amante"
E tantas outras canções.
Essas não são todas as histórias relacionadas a Roberto Carlos com a literatura de cordel, mas são as mais conhecidas no Nordeste.

Oxente! A matéria já terminou?
Com certeza foi massa falar sobre essa região porreta, que nos enche de alegria e orgulho, e que gosta muuuuito de Roberto Carlos... Vixe Maria!! A perder de vista! E você? Também gostou dessa viagem?

Próxima Matéria
Excepcionalmente, próximo sábado, estaremos de volta, com o início da cobertura do Projeto Emoções Em Alto Mar 2012. Nosso esquema de cobertura já está montado, e você que vai ficar em terra não vai perder um detalhe! Esperamos por você!

OBS: O desenho da capa desta matéria foi presente de Edilson Raulino, um desenhista fantástico. Ele fez a imagem de Roberto Carlos, cantando, diante do sol do Nordeste, com o Mandacaru, planta que é "a cara" da região, e tendo, perto de si, livrinhos de cordel. O desenho foi feito especialmente para esta matéria, o que nos enche de emoção. Muito obrigado Edilson! (Conheça com detalhes o trabalho de Edilson Raulino)
Disco Liberado

Veja Online - 31/01/2012 às 17:48
Publicado por Ana Luiza no BlogRCB
- 31/01/2012 às 22:00



Foto: Montagem BlogRCB

Boa notícia para os fãs de Roberto Carlos. Depois de notificar a Apple na semana passada por vender o seu disco renegado, o cantor decidiu voltar atrás. O álbum Louco por Você, gravado em 1961 e proibido de ser reimpresso há décadas desde então, poderá finalmente ser vendido na iTunes Store.

Atualmente, as cópias disponíveis no mercado estão em formato vinil e são consideradas raridades. O disco deverá estar disponível para venda em março.

Oficialmente, Roberto nunca assumiu o veto ao disco. Extraoficialmente, sempre se soube que o cantor não gostava do resultado final, que tem um repertório que mistura bossa nova, bolero e chá-chá-chá. Consta que ele implicava com a faixa Não é por Mim. Roberto considera ter desafinado num dos versos. Agora, diz que, como o disco tem uma qualidade sonora deficiente, ele mesmo vai remixá-lo .



Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

2 comentários. Clique aqui para comentar!:

Everaldo Farias disse...

Zé Jeimis,

muito bom seu trabalho sobre a Literatura de cordel, que expõe com a máxima fidelidade nossa cultura. E, aliada ao rei da jovem guarda, tudo de bom.

Esse tipo de trabalho fala das coisas que existem de uma forma simples, sem se prender a crenças ou medos, pois o lado cômico é mais forte.

Vira e mexe a gente descobre alguma literatura de cordel com RC. Você citou algumas que eu nunca tinha visto, por isso sua pesquisa foi riquíssima. Existe uma outra sobre os 50 anos de carreira, com RC na capa com uma foto do show Coração de 1991.

Não sei o que o Roberto acharia disso tudo, não sei se ele conhece essas publicações, mas vemos tudo isso como uma grande homenagem a ele que, como você disse, faz parte da vida dos nordestinos como poucos!

Parabéns também pela capa, um trabalho de mestre!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!

Carla disse...

Por essa, eu sinceramente não esperava!!!

"Nosso rei Roberto Carlos e a Literatura de Cordel".
É muito bom ter esse blog sempre "por perto", pois nos permite conhecer coisas sensacionais sobre a carreira do nosso ídolo!!

Parabéns e, um forte abraço!!